As principais pesquisas em Educação do mundo mostram que um bom
professor é capaz fazer qualquer aluno aprender e ainda é capaz de
potencializar seus estudantes. O professor é o principal responsável pelo
sucesso da aprendizagem e sua atuação em sala é determinante para o desempenho
dos alunos. "A qualidade de um sistema educacional não será maior que a
qualidade de seus professores", consta no levantamento "Os
Sistemas Escolares de Melhor Desempenho do Mundo Chegaram ao Topo", realizado pela consultoria McKinsey.
“Não existe educação de qualidade sem o bom
professor. O professor é o profissional mais estratégico para uma boa
aprendizagem, é a peça chave e por isso precisa estar apto para transmitir o
conteúdo de forma adequada", diz a secretária de Educação Básica do ME, Maria
do Pilar Lacerda Almeida e Silva.
Aptidão para
ensinar a matéria não depende apenas do domínio do conteúdo. O saber é
importante, mas há inúmeros pontos que fazem do professor, um profissional de
qualidade. Para identificá-los e cobrar do diretor uma melhor seleção e
estímulo e para que o professor do seu filho esteja em condições de lecionar
adequadamente é preciso estabelecer alguns critérios e ficar atento.
1
- O bom professor tem uma
formação de qualidade
O que é uma formação de
qualidade? Não é apenas dominar o conteúdo que será ensinado, mas saber a
melhor maneira de passar esse conteúdo. Foi-se o tempo em que escrever a
matéria na lousa e pedir para os alunos copiarem significava algo. Hoje,
sabe-se que o bom professor precisa dominar as técnicas de ensino, a didática.
Saberes relacionados a tecnologias no ensino também são interessantes. É
importante que a formação dos professores não tenha se limitado a dados e
disciplinas teóricas. Antes de mais nada, ele deve ter aprendido na faculdade
tanto os conteúdos quanto a maneira de ensinar, ou seja, a formação pedagógica
(os conteúdos da docência). Isso é, aliás, reiterado pela pesquisa "Professores
do Brasil: impasses e desafios", promovida pela UNESCO em 2008.
Outro
ponto importante é o início da carreira. Um bom professor deve ter tido contato
com outro bom professor. Deve ter feito um estágio e ter sido monitorado
durante um período. Depois, ao começar a lecionar, deve ter sido orientado
permanentemente. "É essencial uma boa formação inicial, uma carreira com
prática orientada, supervisionada por gestores e professores mais
experientes", diz Maria do Pilar Lacerda. "O período probatório deve
servir não apenas para avaliá-lo, mas principalmente ser encarado como um
momento de adaptação e conhecimento da prática, que sem dúvida é o espaço mais
formador".
O problema é que nem todo professor tem formação universitária. A pesquisa da Unesco mostra que, na educação infantil, menos da metade dos que exercem as funções docentes (45,7%) cursaram o nível superior. Já entre a 5ª e a 8ª serie, o percentual sobe para 85,5%. No ensino médio, a realidade melhora: 95,4% dos docentes completaram o nível superior.
O problema é que nem todo professor tem formação universitária. A pesquisa da Unesco mostra que, na educação infantil, menos da metade dos que exercem as funções docentes (45,7%) cursaram o nível superior. Já entre a 5ª e a 8ª serie, o percentual sobe para 85,5%. No ensino médio, a realidade melhora: 95,4% dos docentes completaram o nível superior.
2
- O bom professor não para
de estudar
A ininterrupta formação
do professor é um dos fatores essenciais para se ter um professor de qualidade.
"É importante ter interesse em novas metodologias, estar sempre atualizado
e buscar a própria superação. Isso contribui muito para a formação de bons
profissionais", diz Catarina Greco, orientadora educacional do Coluni
(Colegio de Aplicacao da Universidade Federal de Viçosa), melhor escola publica
no Enem 2008.
Constituída por atividades que têm como objetivo a construção e a socialização
de conhecimentos, a formação continuada vem fazendo parte cada vez mais das
perspectivas dos profissionais de educação, que priorizam tanto a formação como
cidadão, quanto como docente. "A oportunidade de desenvolver o
conhecimento por meio de uma formação que seja contínua é direito de todo
professor e contribui muito para sua superação", completa a secretária do
MEC Maria do Pilar Lacerda.
Na prática isso acontece pouco. Segundo dados do último Censo de Profissionais
do Magistério da Educação Básica, feito em 2003, apenas 45% dos professores
participaram de alguma atividade extracurricular ou curso, presencial
semipresencial ou à distância nos dois anos anteriores.
Para agravar ainda mais a situação, o consumo cultural por parte dos docentes é
extremamente restrito - mesmo sendo importantes mediadores na transmissão de
cultura para os alunos. Pesquisa que traça o perfil do professor brasileiro,
promovida pela UNESCO, em 2004, revelou que cerca de 40% dos profissionais
entrevistados nunca haviam assistido a uma peça de teatro, 25% jamais tinham
ido ao cinema e, por fim, 45% não conheciam um museu ou foram somente uma vez.
3
- O bom professor é didático
Todo aluno é capaz de
aprender. E todo professor deve ser capaz de ensiná-lo. "De nada adianta
um profissional cursar a melhor faculdade, mas não ter didática, paciência e
sensibilidade para respeitar o tempo e as diferenças de cada aluno", diz a
secretária do MEC, Maria do Pilar Lacerda. O professor deve se valer de
técnicas que viabilizem a aprendizagem das crianças.
"Os alunos têm tempos diferentes de absorção de conteúdo, cabe ao
professor perceber as dificuldades e a individualidade dos estudantes e assim
desenvolver métodos de acessar cada um", explica Catarina Greco,
orientadora educacional do Coluni. Isso, junto ao respeito e a atenção
direcionada que o professor pode tranqüilizar os alunos que têm mais
dificuldade de aprendizado e fazer com que o desempenho deles melhore a longo
prazo.
Produzir materiais individuais, incentivar que os alunos se ajudem entre si e
oferecer exercícios de reforço são alguns dos recursos que o professor pode
utilizar para que nenhum aluno fique para trás e assim igualar o nível da
turma.
4 - O bom professor motiva e
inspira seus alunos
"A maior bandeira que um professor de qualidade levanta é a relação
que tem com seus alunos", diz a secretária do MEC Maria do Pilar Lacerda.
Uma relação positiva entre o docente e o estudante faz toda a diferença no
aprendizado. Sentir-se confortável e seguro diante do professor é estimulante
para qualquer um.
Receptividade, paciência, sensibilidade, atenção e respeito são essenciais.
"A forma de conduzir os alunos, acompanhá-los, de respeitar as diferenças,
ter um bom relacionamento com pais e interesse pelos estudantes favorecem a
aprendizagem, assim como a empatia e a disponibilidade, desde que isso não comprometa
a autoridade do professor, o que também é importante", explica Catarina
Greco, orientadora educacional do Coluni.
5 - O bom professor entra na
realidade do aluno
Para que o aluno se identifique com o professor, é preciso que este
conheça sua realidade. "Reconhecer o que é infância, adolescência,
respeitar as fases de amadurecimento, identificar diferenças e conhecer o
processo cultural nos quais os jovens se envolvem são itens importantes, já que
a relação entre professor e aluno inevitavelmente compreende um choque de
gerações, valores e culturas", diz a secretária do MEC, Maria do Pilar
Lacerda.
Conhecer e imergir na realidade dos alunos é uma característica importantíssima
que o professor de qualidade deve apresentar, já que isso representa não apenas
uma aproximação entre as duas partes, como um acesso mais fácil e uma adaptação
de postura, quando necessário.
6 - O bom professor estimula a
curiosidade
A curiosidade impulsiona o conhecimento, já que instigados por um
determinado assunto, os alunos passam a se interessar mais, buscar novas
informações e tirar dúvidas, o que promove o debate e beneficia a aprendizagem.
Os alunos devem se sentir bem e à vontade na escola para expressar a
curiosidade. A maneira com a qual o professor lida com dificuldade dos alunos é
de fato determinante para a aprendizagem, uma vez que inibidos para tirar as
dúvidas, as questões não solucionadas se acumulam e consequentemente atrasam e
comprometem o desempenho.
"Bons professores brotam de alunos que indagam, que questionam, o que sem
dúvida são ótimos caminhos para a aprendizagem. O professor que não responde e
se incomoda com estudantes que perguntam demais não passa de um burocrata, ele
dá a matéria e pronto, o que de maneira alguma é o ideal", opina Maria do
Pilar Lacerda.
7 - O bom professor está disponível
Limitar-se à grade curricular é o pior erro que um professor pode
cometer. Além de não motivar os alunos e restringir a relação exclusivamente ao
âmbito profissional, sem afetividade, o próprio professor sai perdendo, já que
os alunos, apesar de estarem na posição de aprendizes, muitas vezes também têm
muito a oferecer.
"Criar uma parceria com o aluno, na qual os dois aprendam, estejam abertos
a críticas e dispostos a crescer e melhorar é outro fator totalmente
determinante no aprendizado dos estudantes. O professor não pode ter uma
sensação de auto-suficiência, ao contrario, o conhecimento dele deve ser
construído em parceria com o aluno e vice-e-versa, assim, está em constante
formação", explica Cataria Greco.
8 - O bom professor é valorizado
Assim como os alunos, os
professores também precisam ser estimulados. Melhores salários, cargas horárias
justas e até mesmo bonificações periódicas são alguns recursos que os gestores
das escolas podem utilizar para gratificar os docentes e fazer com que eles se
sintam valorizados, o que sem dúvida reflete em seu desempenho em sala de aula.
Conhecer as ações que a escola do seu filho promove para que seus profissionais
se sintam motivados é outra maneira de acompanhar de perto a realidade dos
professores. Docentes que trabalham em condições corretas consequentemente
conseguem transmitir o conteúdo de forma produtiva aos alunos.
9 - Como identificar o bom
professor
Todos os itens a cima formam um conjunto de atributos que bons
professores apresentam. Ser crítico quanto a isso é a melhor forma de verificar
a qualidade da escola do seu filho e se os professores têm condições de
contribuir para boa aprendizagem de seus alunos. "Isso só acontece de
forma adequada quando há uma troca positiva entre o aluno e o professor, o que
só é possível com bons profissionais, que posteriormente podem estimular os
alunos e assim sucessivamente", explica a orientadora educacional Cataria
Greco.
Além da formação, o determinante é a atitude diante dos alunos. "A
principal característica que um professor de qualidade apresenta é a maneira de
conduzir a curiosidade e as dúvidas de cada aluno", diz Maria do Pilar.
Catarina completa, "um bom professor potencializa um bom aluno e
vice-e-versa", Catarina Greco, orientadora educacional do Coluni.
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